28 setembro 2017

"Chega de sermos meros provedores de matéria-prima"

"Chega de sermos meros provedores de matéria-prima. Precisamos construir uma visão de longo prazo para a gestão dos nossos recursos." - Filipe Nyusi citado pelo Notícias, aqui.
Adenda: escrevi desde 2007 neste diário vários trabalhos sobre a nossa alma matéria-primal, confira aqui. Destaco o seguinte extracto de um texto de 2007 reproduzido daqui:
"Não se vislumbra qualquer intenção de favorecer a burguesia nacional, de a estimular, de a levar à industrialização, de a proteger. Não, nós parecemos ser definitivamente recolectores, recolhemos impostos e mordomias, construímos as estradas e as pontes para o que vamos exportar. A mentalidade produtora e transformadora, essa fica com os outros. Os nossos genes são feitos de circulação, não de produção industrial endógena. Mas para não perdermos muito a nossa auto-estima, cá temos o capitalismo comercial do vai-ou-racha do chapa 100 e do dumba nengue. E os camarões e as amêijoas e os caranguejos e os leões e os búfalos para turistas que podem pagar pacotes de cinco mil dólares deliciados com o exótico africano. E no que ao conforto toca, sentamo-nos nos sofás que importamos depois de termos exportado a nossa rica madeira. E se não podemos sentar-nos nos sofás, sentamo-nos no senta-abaixo bebendo uma cerveja produzida por capitalistas estrangeiros orgulhosos do selo "made in Mozambique"."

Sem comentários: