11 junho 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [4]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aquiSuponhamos que apago a multidão de sentidos que o termo qualidade pode englobar segundo grupos, épocas e necessidades e que, para efeitos do tema aqui em causa, estabeleço uma definição instrumental, neutra, mas extremamente pobre, como a seguinte: qualidade é a característica distintiva de algo que assegura satisfação no uso.  [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

Sem comentários: