O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

09 março 2017

O que são rituais funerários?

Parte da introdução que escrevi para o 25.º número da coleção "Cadernos de Ciências Sociais" da "Escolar Editora", com o título em epígrafe, no prelo:
[...] o tema é a culturalização da morte, é o conjunto de concepções, técnicas, artefactos e símbolos pelos quais, em todo o mundo, ao mesmo tempo sofremos, choramos e prosseguimos nas estradas da vida.
“O mesmo está em nós: vivo e morto”, disse um dia Heráclito. No tocante ao tema deste livro, o mesmo está em nós morto e vivo. Porque quando choramos a morte, glosamos a vida nos rituais funerários, acreditamos firmemente que a vida continua de outra maneira.
A portuguesa Clara Saraiva, o moçambicano Narciso Mahumana e a brasileira Liliane Ribeiro aceitaram responder à pergunta: O que são rituais funerários?
Os textos que ireis ler são brilhantes e como que condensam e cartografam os rituais funerários de todo o mundo.
E assim fazendo, ajudam-nos a evitar que tenhamos a dor de nos havermos - recordando uma frase quinhentista de François de Malherbe - como uma breve manhã.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home