O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

09 janeiro 2017

Paz e guerra das trincheiras políticas em Moçambique [5]

Quarto número aqui. Dei conta de uma definição de recursos de poder. A luta por recursos de poder constitui a coluna vertebral da luta partidária. Esta luta é, invariavelmente, a luta entre os já estabelecidos na gestão dos recursos e os candidatos a essa gestão. A este respeito, permitam-me resumir, com adaptações minhas, uma obra de Norbert Elias e John Scotson, citada mais abaixo, como segue: Os estabelecidos (proprietários, "donos da terra", partido no poder, gestores de cargos governamentais, empresários, etc.) tudo farão para continuar a ser detentores de recursos; os candidatos esforçar-se-ão por questionar os direitos adquiridos e/ou desalojar os primeiros. Atacar os direitos adquiridos é considerado pelos primeiros como atacar a ordem estabelecida. Toda a ordem jurídica e judiciária está estruturada para assegurar esses direitos e punir as infracções. Os seus gestores tudo farão para apresentar os seus interesses como interesses de todos, como interesses universais desde sempre existentes, como interesses naturais. Ainda que, estabelecidos os hábitos, tome curso a cegueira das origens (um bocado a "câmara escura" de Marx e Engels), os actores em competição estão sempre aptos a estar conscientes do que fazem e do porque fazem, uns por estarem "estabelecidos", outros por quererem "estabelecer-se". - Elias, Norbert et Scotson, John L., Logiques de l´exclusion, Enquête sociologique ao cœur des problèmes d´une communauté. Paris: Fayard, 1997.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home