O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

10 janeiro 2017

O risco

A concepção de que existem pensamentos ab initio, próprios de certos grupos, de certas etnias, de certas comunidades, de certos povos, continua, hoje ainda, viva. Porém, não existem pensamentos puros à partida, não existem pensamentos em si, não existem pensamentos mais ou menos pobres geneticamente estabelecidos. Os nossos pensamentos, os pensamentos sociais, os pensamentos colectivamente produzidos, estruturados e reproduzidos, não são diferentes porque à partida uns são mais inteligentes ou capazes do que outros, mas são diferentes porque são diferentes as condições sociais nas quais vivemos. Daí o risco de procurarmos nas diferenças culturais em si - no respeito ou no ódio por um Outro apenas culturalmente encarado - o coração das desigualdades sociais.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home