03 dezembro 2016

Atenção aos boatos

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações." (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p.6). 
Anúncio inserto no "Notícias" de 03/12/2016, p.7.

1 comentário:

ricardo disse...

Quando o servico publico e excasso e deficiente. A comunicacao publica estanque e filtrada de acordo com conveniencias politicas de momento, o terreno para germinacao do boato torna-se inevitavel. Erro e sugerir, ou ate pressupor, que sem redes sociais, ou canais de televisao por cabo, os boatos seriam pura e simplesmente estancados.

No tempo do partido unico, o conceito BOATO merecia uma divisao especial do SNASP para o seu estudo, tratamento e eliminacao. Inventou-se a figura do XICONHOCA, o inimigo do povo, para dar sustento a esse esforco inquisitorio. Mas o que se viu foi que o boato de tao repetido passou a ser uma fonte do contraditorio popular e, a posterior, ate mediatico, provando-se assim que as suas causas radicam, essencialmente, nos MAUS EXEMPLOS da governacao do dia.

Parece-me obvio.