O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

03 dezembro 2016

Atenção aos boatos

Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações." (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p.6). 
Anúncio inserto no "Notícias" de 03/12/2016, p.7.

1 Comments:

Blogger ricardo said...

Quando o servico publico e excasso e deficiente. A comunicacao publica estanque e filtrada de acordo com conveniencias politicas de momento, o terreno para germinacao do boato torna-se inevitavel. Erro e sugerir, ou ate pressupor, que sem redes sociais, ou canais de televisao por cabo, os boatos seriam pura e simplesmente estancados.

No tempo do partido unico, o conceito BOATO merecia uma divisao especial do SNASP para o seu estudo, tratamento e eliminacao. Inventou-se a figura do XICONHOCA, o inimigo do povo, para dar sustento a esse esforco inquisitorio. Mas o que se viu foi que o boato de tao repetido passou a ser uma fonte do contraditorio popular e, a posterior, ate mediatico, provando-se assim que as suas causas radicam, essencialmente, nos MAUS EXEMPLOS da governacao do dia.

Parece-me obvio.

4/12/16 12:46 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home