O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

07 agosto 2016

Buscadores de saúde na cidade de Maputo

Nos mais variados pontos da cidade de Maputo, mas especialmente nas avenidas Kenneth Kaunda e Friedrich Engels, centenas de pessoas correm ou andam diariamente, manhã cedo, fim de tarde, todos os dias, jovens, idosos e meia-idade, homens e mulheres, magros e gordos, produzindo simbolicamente saúde. Se observarmos certos desses buscadores de saúde, verificaremos que as caras de algumas e de alguns mostram um sofrimento indizível, um desesperado esforço para cumprir pela disciplina da mente o que o corpo recusa vigorosamente. Os esgares, a corrida desajeitada, o arfar assustador: eis alguns indicadores. Provavelmente a maior parte dos buscadores de saúde pedestre não consulta médicos, limitando-se a seguir o que os outros fazem. Se todos fazem, se todos correm, se todos marcham, então eu também farei o mesmo, a mimese comanda. A crença de que tudo isso dá saúde e prolonga a vida não precisa de provas, é ela-própria a prova, o aparato do equipamento copiado das televisões e dos estádios é o veículo da prova. A esperança comanda o corpo, o futuro domestica o presente, a fé alimenta-se dela-própria.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home