O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

25 julho 2016

Sobre a literatura

Parte da introdução que escrevi para o livro com a capa abaixo: "Na realidade, a análise da literatura pode ora centrar-se no escritor em si - na sua genialidade ou na sua mediocridade - ora no escritor como produto de uma determinada época – na sua fuga estética do social ou na sua busca e na sua recriação do social, no seu “compromisso com o social”, como defendeu Rosália Diogo no seu texto, um compromisso que, porém, na óptica de Teresa Manjate, precisa de reflexão mais profunda. O tema-pergunta deste número tem um vício capital, bem observado por Almiro Lobo no seu texto: o de colocar aos autores o dilema de uma disjunção. Ora, se o “ou” separa, o “e” une e complexifica, se a disjunção é uma porta fechada, a copulativa é uma ponte dando passagem permanente. Cada um dos três autores deste número - Teresa Manjate e Almiro Lobo de Moçambique e Rosália Diogo do Brasil - procurou dialectizar as suas análises, dotando-as de uma leitura complexa, historicizada, arredia da ingenuidade e da superficialidade." Aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home