O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

18 julho 2016

Pesquisas alcatifadas [texto de 2012]

Certas samaritanas pessoas não vão a uma comunidade rural sem levar na caixa de ferramentas um ficheiro étnico, um rótulo de atraso e uma mão de pai ou de mãe providencial: com o primeiro orientam-se nas veredas das chamadas especificidades, com o segundo distribuem a modernidade e com a terceira fornecem receitas de primeiros socorros. Se acontece escreverem um relatório, o que é de regra, limitam-se a escrever sobre o que, afinal, já “sabiam”. É assim que certos projectos se limitam a ser confirmados. Mas - acontece - já nem sequer se vai ao campo. Eis o universo de certas pesquisas alcatifadas. Grandes dissertações com a pretensão de terem um rosto nacional nascem em solenes seminários realizados em luxuosos hotéis e tomam depois corpo no aconchego dos gabinetes e dos computadores urbanos. O verdadeiro trabalho de campo tornou-se obsoleto por desnecessário.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home