O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

01 julho 2016

Efeito corvo

Chamo efeito corvo à estrutura de raciocínio que consiste em partir da constatação de que, por exemplo, dois corvos da Inhaca são negros, para induzir que todos os corvos da Inhaca são negros. Uma preposição implícita contamina as preposições explícitas do enunciador. Vejamos a formalização:
1. Até aqui os corvos que contei na Inhaca são negros
2. [É muito natural que todos os corvos da Inhaca tenham a mesma cor]
3. Os corvos da Inhaca têm a mesma cor
4. Todos os corvos da Inhaca são negros
Portanto, com este tipo de indução não provamos nada: limitamo-nos a voltar ao que teria de ser provado. Trata-se de um pensamento circular que filia a “prova” na confiança acordada à premissa 2 (hipotética e não consciente), pensamento estudado por Georg Simmel e referido por Raymond Boudon. [Adaptação pessoal de exemplos fornecidos por Boudon, Raymond, L’art de se persuader des idées douteuses, fragiles ou fausses. Paris: Essais/Fayard, 1990, p.114.]

1 Comments:

Blogger Sir Baba Sharubu said...

Atenção, Moçambicanos !

Alimentem as vossas cabeças com o "Diário de um sociólogo".

1/7/16 2:41 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home