O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

19 julho 2016

As cidades da cidade de Maputo

As cidades nos chamados “países em desenvolvimento” (expressão deploravelmente ambígua, saliente-se) são, afinal, cidades nas cidades, mundos múltiplos e complexos, almas em movimento cruzando-se sem se cruzar, relações sociais embutidas em diferentes concepções de espaço e de habitação, de estético e de lúdico.  Na cidade de Maputo, por exemplo, várias Maputos aproximam-se e afastam-se ao mesmo tempo, tocam-se e repulsam-se, enxertam-se e agridem-se: as cidades dos enclaves protegidos e fortificados, a cidade dos prédios-caixote, a cidade do adobe e da chapa de zinco, as cidades dos blocos, as cidades transversais do dia e da noite, as cidades policiadas, as cidades deixadas ao salve-se-quem-puder, as cidades calóricas da vida ao ar livre, as cidades informais espreitando pelos rostos das cidades formais.  Mas também cidades anfibológicas, sem dúvida, cidades mestiças. [parte da introdução por mim escrita para o livro com a capa abaixo, confira aqui]
Adenda às 04:14: leia na edição digital do "Notícias" de hoje a carta de leitor intitulada "A quem pertence a imagem desta cidade?", aqui.

2 Comments:

Blogger nachingweya said...

Países em desenvolvimento são aqueles habitados por especímenes a caminho da civilização humana? Não será isso que está ambiguidade pretende gritar?

19/7/16 2:08 da tarde  
Blogger nachingweya said...

... a avaliar pelas caneladas atuneiras que fazem a si mesmo...

19/7/16 2:21 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home