O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

08 junho 2016

Sobre poder simbólico

O poder simbólico é a mais elegante e invisível forma de poder que há, aquela que não parece ser poder, que parece ser apenas técnica, artefacto neutro, por exemplo televisão inocente, recreativa, informativa. Mas que é, afinal, poder mágico, verdadeiro poder carceral, poder que permite obter o equivalente daquilo que se obtém pela força física ou económica. Num dos seus livros, o falecido sociólogo francês Pierre Bourdieu escreveu que poder simbólico "é esse poder invísivel que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem".

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home