O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

16 junho 2016

A verdadeira diferença

Para ilustrar quão diferentes são as tradições culturais e quanto a esse respeito podemos correr erros, Raymond Aron observou num dos seus livros que não só o sorriso dos Japoneses é diferente do dos Franceses, quanto eles exprimem o apreço pela comida comendo pouco, ao contrário dos Franceses, que o fazem comendo muito (veja Aron, Raymond, Leçons sur l'histoire. Paris: Éditions de Fallois, 1989, pp. 200-201). Seria possível multiplicar os exemplos e, até, mostrar que há unhas que diferem doutras não apenas anatomicamente, mas, também, devido ao tratamento cultural a que as sujeitamos. E por aí fora. Porém, a bem falar, não há nada nos Japoneses, nem mesmo o sorriso, que seja diferente do que podemos encontrar nos Moçambicanos, nos Espanhóis ou em qualquer outro povo. Se após uma refeição no Japão a polidez exige que se coma o mínimo para mostrar que se gostou da comida e que na França se faz o contrário, isso mostra que Japoneses e Franceses rodeiam a mesma tradição de comer com formas diferentes de apreciar o valor dos pratos. Claro que podemos cometer erros sérios se esquecermos essas coisas. Mas não cometemos erros menores, erros trágicos afinal, se esquecemos que todos os seres humanos têm de comer. O que, em última análise, pode fazer a verdadeira diferença entre X e Y, não é que X ria à japonesa e Y à francesa, mas que um possa rir e outro não, que um possa comer e o outro não, que um seja protegido e o outro não, que um possa estudar e o outro não, etc., etc.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home