O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

05 maio 2016

Três tipos criminais em Moçambique [7]

Número anterior aqui, sumário aqui. Permaneço no segundo ponto do sumário proposto, a saber: 2. Guerrilha, mas entrando agora no primeiro subponto: 2.1. Rural. Escrevi no número anterior que podemos considerar no país dois tipos de guerrilha: a rural e a cibernética. A guerrilha rural, levada a cabo por pequenos grupos de guerrilheiros, foi reactivada em alguns pontos do país faz já algum tempo. Viaturas de transporte de transporte e de carga, viaturas militares, passageiros, postos policiais e, recentemente, postos administrativos governamentais, parecem ser os alvos. Impedir o trânsito, dificultar o transporte de bens essenciais e criar pânico comunitário talvez sejam os objectivos principais. Mas este pânico comunitário não pode ser absolutizado, pois há indicadores - mesmo a nível governamental - de que, aqui e acolá, os guerrilheiros beneficiam de apoio comunitário. O objectivo final deste tipo de guerrilha parece ser o de exibir um poder destruidor que pode aumentar e estender-se liquidamente, por agora concentrado numa deliberada asfixia económica e social, cortando o país em dois pelo Centro, na tentativa de forçar negociações políticas imediatas e redistribuição de poder político, mandando às urtigas a Constituição e as eleições. 

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home