O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

25 maio 2016

Três tipos criminais em Moçambique [10]

Número anterior aqui, sumário aqui. Finalizo o terceiro e último ponto do sumário proposto, a saber: 3. Pistolagem urbana por encomenda. Escrevi no número anterior estarmos perante um tipo criminal que, há vários anos, provoca muita comoção e ocupa uma parte significativa dos relatos e das preocupações da imprensa. Em cena está o braço armado da pistolagem urbana por encomenda. 3.1. Raptos. Os raptos acompanhados da exigência de resgate tornaram-se um processo de acumulação imediata de Capital, levado a cabo por gangues de pistoleiros nacionais e, aparentemente também, estrangeiros. No geral, o empresário (ou um familiar) parece ser o alvo predilecto. O crime tem ultrapassado as fronteiras urbanas de Maputo; 3.2. Ameaças e assassinatos. Ameaças e assassinatos constituem uma segunda modalidade da pistolagem urbana por encomenda, atingindo vários tipos sociais, entre os quais académicos críticos e juristas. Parece ser forte e crescente a sua dimensão política a nível nacional. Talvez se possa sumarizar os dois subtipos criminais assim: o primeiro de pendência económica, o segundo de pendência política. Em ambos os casos, parece ser lícito afirmar que quase nada se sabe dos mandantes.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home