O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

03 maio 2016

Racismo religioso

O racismo religioso assenta em três pressupostos: (1) Verdade exclusiva atriibuída a uma espécie de deus privatizado e a normas supostamente criadas por ele ou por um seu profeta em terra; (2) Vocação guerreira e eliminatória para defesa da verdade e das normas; (3) Aplicação de uma justiça terrena que se acredita ser a mais pura e legítima. Três pressupostos fundamentalistas que fazem parte de algumas religiões e criam barreiras intransponíveis ao diálogo interreligioso e à solidariedade humana.

1 Comments:

Blogger Narciso Mahumana said...

Gostei!
Temos poucos trabalhos nesta área. Este racismo fundamentalista tem estado a assaltar os recursos de poder e a promover exclusão social e estigmatizacao de outros grupos diferentes. Usa um aparato constituído por estratégias de violência religiosa e conversão violenta em midia e interacções cara-a-cara. Precisamos de elaborar sobre isto....

4/5/16 8:10 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home