O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

01 maio 2016

Mais 1 de Maio

Mais um Dia Internacional dos Trabalhadores, hoje. A esse propósito gostaria de dar conta de um futuro mundial sombrio, como segue.
No Hotel Fairmont de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos, os novos senhores do mundo (para usar uma expresão do Le Monde Diplomatique) criaram dois paradigmas para o neo-liberalismo: «dois décimos» e «tittytainment». Dois décimos significa que no futuro do «turbo-capitalismo» (como se diz) está previsto que a economia mundial funcione apenas com dois décimos da população activa. Até lá, o lema é bem darwiniano: «to have lunch ou be lunch» (ter de comer ou ser devorado). Criada por Zbigniew Brzezinski, que foi conselheiro do ex-presidente Jimmy Carter para a segurança nacional americana, «tittytainment» é uma bizarra combinação de «entertainment» (entretenimento) e de «tits» ( seios) e remete para a diversão (a programar) «mamada» pelos desempregados do futuro.*
Hoje, com a nova Internacional do Capital (todo o poder aos mercados!) e o eclipse dos sindicatos, acumulam-se os frutos da chamada globalização neo-liberal: desemprego, erosão do Estado-Providência, informalização do social, criminalização plural (aí inclusa quer a dos novos predadores do mundo do Capital, quer a dos velhos Estados), integrismos e intransigências identitárias, guerras, destruição ecológica, etc.
____________________
*Martin, Hans-Peter et Schumann Harald, Le piège de la mondialisation. Paris: SOLIN, 1997, pp. 12-13.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home