O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

13 abril 2016

Sobre partidos políticos

Quanto mais intenso o conflito político, mais intensa a busca de coesão interna nos partidos; partidos maioritários e condutores de Estados possuem maior capacidade para tolerar nas suas periferias os militantes propensos à crítica, às mediações e aos compromissos; partidos sem adversários de relevo tendem à morte.
Um partido é tão mais robusto quanto mais tiver de lutar contra adversários de relevo pela gestão e manutenção do Estado, especialmente nos países onde a promiscuidade entre partido e Estado é íntima.
Quanto mais robusto, mais fechado aos estranhos, aos adversários. A intensidade da luta mede-se pelo combate às contradições internas, pela quantidade de hostilidade para com os adversários e pela recusa sistemática de compromissos.
Parece ser uma regra a de que os partidos precisam de lutar para sobreviverem politicamente. E lutando, temos o paradoxo de vermos adversários tornados “aliados”.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home