O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

01 abril 2016

Sobre o corpo e seus pecados

Ostensivo, perigoso, carregado de sexualidade, o corpo é recoberto culturalmente, século após século, a roupa destina-se a purificá-lo dos seus pecados naturais e a dotá-lo de uma familiaridade inócua, socialmente partilhável. Mas este é um campo muito complexo, pois a purificação não elimina por completo o natural, a exposição - socialmente regulamentada - de partes do corpo. Supostamente perigoso armazém de sexualidade e de subversão, o corpo deve ser revestido de roupa ou confinado a espaços nos quais, parcial ou totalmente desnudo, exponha a nudez dentro de limites toleráveis e socialmente aceites. Nestes espaços restritos - que não são propriamente populares - é como se o corpo, não estando vestido, fosse suposto está-lo, é como se o instinto pudesse ser ocultado estando exposto. As piscinas e os campos de nudismo são exemplos.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home