06 abril 2016

Abençoada chuva

Chove, morna mas continuamente, na cidade de Maputo. Espero que essa chuva vá para além da cidade e cubra muito Sul, retrazendo vida aos rios minguados, às barragens, às terras gretadas e ao futuro de novas culturas cerealíferas. Na tradição africana, chuva significa que os espíritos estão satisfeitos. Recorde aqui.
Adenda às 10:17: no "Diário de Moçambique" digital de hoje: "O nível de água na Barragem de Corumana está muito abaixo do normal, trazendo implicações para a vida das comunidades vizinhas que dependem do líquido precioso para as suas actividades diárias. A escassez de chuva na região sul do país e não só, nos últimos anos, é a razão para que o nível continue baixando. Segundo o director da Unidade de Gestão da Bacia do Incomati, Calisto Mabote, normalmente, a barragem de Corumana tem uma cota de 111 metros, o correspondente a 881 milhões de metros cúbicos de água, mas, neste momento, é de 98.10 metros, o que significa uma diferença de mais ou menos 13 metros." Aqui.
Adenda 2 às 10:43: no portal da "Rádio Moçambique": "Em Gaza, mais de 18 mil hectares de culturas diversas poderão ser afectadas pela escassez de água, devido à interrupção no fornecimento deste recurso, na barragem de Massingir." Aqui.

Sem comentários: