O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

16 fevereiro 2016

Corpo

A história da humanidade é a história da produção de regras de convívio colectivo que inscrevem o corpo em limites suportáveis, limites supostos retirar-lhe ou esconder-lhe a perigosidade, especialmente a perigosidade sexual. A roupa e a alteração corporal são dois exercícios identitários de amortecimento ou de disfarce, mesmo quando permitem que o corpo se desnude. O desconforto daí gerado em múltiplas situações tem, porém, a contrapartida do conforto social, quer do acordo geral nas regras do viver colectivo, quer do acordo particular de grupos e estatutos. Mas mais: roupa e alteração corporal são um protocolo de luta contra o envelhecimento e o medo da morte, mesmo se e quando parecem ser apenas pura busca de alteridade e novidade. A este último propósito, tenha-se em conta o cada vez mais compexo e oneroso processo de rejuvenescimento da pele.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home