O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

05 fevereiro 2016

Categorias neutras

Defendendo, sistematicamente, que certos seres humanos são por natureza maus, afasta-se da análise as relações sociais que, por regra, tornam as pessoas boas ou más ou, mesmo, loucas. Por outras palavras, atribui-se à natureza genetizada a responsabilidade dos problemas sociais. Se prestarmos alguma atenção à maneira como a nossa sociedade é descrita e analisada, veremos rapidamente que as pessoas são extraídas das relações sociais concretas e de um modo de produção determinado e inscritas em categorias neutras, como que auto-explicativas: jovens, mulheres, manifestantes, governantes, sociedade civil, vendedores, etc.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home