O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

04 janeiro 2016

Transferência politicamente útil

As igrejas são, regra geral, politicamente úteis. Por quê? Porque transferem para entidades supra-humanas e supra-naturais a responsabilidade pelos problemas sociais: por exemplo, os maus espíritos dos Mazione, o diabo das igrejas milagreiras do tipo Igreja Universal do Reino de Deus e Maná. O país tem centenas de confissões religiosas. Entre elas estão muito activas as do tipo salvacionista, as neopentecostais. Os seus cultos são aspirinas poderosas para os problemas estruturais, são eficientes processos de ocultamento das relações sociais e dos seus processos de dominação, são mecanismos de transferência - politicamente útil - das causalidades sociais para as causalidades a mando de um diabo invisível, mas multidimensional e acreditado.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home