O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

04 dezembro 2015

Sobre a televisão

No caso da televisão, a visibilidade do poder simbólico não está apenas naquilo que se vê e se aceita, mas também - e especialmente - naquilo que não se vê. A discursividade ideológica não carece de dizer que é, basta apenas dizer que não é (isto é, efectivamente, bem visível). Uma parte significativa dos programas televisivos ocupados com recreação de vário tipo é bem mais do que isso, do que recreação: é poder simbólico em bruto, é técnica subtil que anestesia, desvia, evacua os potenciais de crítica, integra socialmente. O poder simbólico é menos decisivo em si do que pela nossa aceitação, satisfeita, complacente, digestiva. Em última instância, somos nós quem, afinal, o exige e reproduz, coisa que políticos e empresários conhecem bem.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home