O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

13 dezembro 2015

Mendicidade

A mendicidade não é apenas um exercício de infracidadania defensiva, é, também, um manifesto ofensivo, uma modalidade de luta táctica, digamos que a arte do fraco perante o bem-estar do forte.
A mendicidade é um exercício de questionamento das relações sociais vigentes em todos os sentidos: pelo acto, pela mão estendida, pela subserviência do pedido, pelo tom suplicante da voz, pelo corpo quantas vezes arruinado, pela roupa sem idade, pela deficiência física, enfim pelo mal-estar e pela má consciência que procura implantar naqueles que são convidados a dar esmola.
Mas é uma modalidade de luta que não ataca o sistema, antes o conforta, o mantém e o estimula a reproduzir-se em permanência. Não visa a lógica desse sistema nem pode destruí-lo, antes procura usá-lo, limitando-se a cobrar-lhe uma pequena renda de piedade através da teatralização diária da ruína social.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home