O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

01 dezembro 2015

Anestesiantes políticos

Os debates públicos são um momento de conflito disciplinado, politicamente benéfico, fazendo com que as oposições sejam geridas através de ideias e não de armas.
O amortecimento politicamente benéfico é visível nos programas televisivos de debate.
Nos programas televisivos de debate - aí compreendidos os políticos - a diversidade de interpretações é canalizada através de um mesmo modelo de aceitação das regras sociais em vigor, das condições sociais em vigor. É no molde tacticamente gerido pelos coordenadores dos programas e tacitamente aceite pelos intervenientes, que ocorre a acomodação desejada pelos gestores do poder político e económico. Essa acomodação inclui a metamorfose dos programas em espectáculo, em diversão inócua, em palavra regrada no cadinho da uniformidade vestuária. Neste sentido, a televisão é um dos mais possantes anestesiantes políticos dos efeitos da crítica, mesmo quando esta surge fracturante.

1 Comments:

Blogger Sir Baba Sharubu said...

Será que em Portugal e em todas as suas ex-colonias, Brasil também, jamais existiu uma tradição do debate ?

1/12/15 5:16 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home