O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

10 novembro 2015

De novo da cólera nosológica à cólera social [10]

Décimo e último número da sérieAnualmente activistas explicam no norte do país a origem e a prevenção da cólera. Mas surgida a doença, corre célere o rumor – de conteúdo objectivamente falso mas subjectivamente havido por verdadeiro - de que ela é intencionalmente introduzida para matar os habitantes locais.
Tal como sucedeu na Inglaterra e na França em 1832, no Haiti em 2011-2013 e sucede ciclicamente na Índia, também no nosso país temos o dedo popular apontado aos poderosos rurais e urbanos, considerados promotores da doença.
É como se a pobreza precisasse de uma linguagem errada para transmitir um problema real.
A cólera afecta especialmente as pessoas que não dispõem de água corrente, em cujo padrão de vida não entram os lavabos, o javel e, por regra, o sabão.
Então, o problema real é, afinal, o questionamento da pobreza e das desigualdades sociais.
[texto da imagem em epígrafe extraído do "Diário de Moçambique" digital de 27/10/2015; amplie-o clicando sobre ele com o lado esquerdo do rato]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home