O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

14 novembro 2015

Atenção aos rumores

O "Les Décodeurs" do "Le Monde" produziu os seguintes conselhos a propósito da tragédia ontem ocorrida em Paris, cuja utilidade pode ser transnacional em momentos de crise e pânico [tradução livre minha, CS]:
"* Parta do princípio de que uma informação dada na web por um desconhecido é à partida mais falsa do que verdadeira.
* Confie nos mídia reconhecidos, nos jornalistas identificados e conhecidos. E não considere que isso é suficiente para tornar real a sua informação. Em situações de crise como esta, a informação flui muito rapidamente, podendo depois revelar-se errada. É melhor esperar que vários meios de comunicação reportem o mesmo facto para considerá-lo como estabelecido.
* Uma foto nunca é uma prova em si, especialmente quando provém de uma conta desconhecida. Ela pode ser antiga, mostrar algo diferente do que é dito, ou ser manipulada.
* Um princípio básico a fixar: se vários meios de comunicação confiáveis dão a mesma informação, ela tem boas chances de ser provada.
* Cuidado também com as informações de ansiedade (do género “não tome o metrô, um amigo disse a uma amiga que a polícia esperava mais ataques", uma mensagem que circula aparentemente desde sábado de manhã) que pode receber via SMS, mensagens de pessoas ligadas a nós, etc., e que frequentemente mostram ser rumores disseminados gradualmente sem base real." [Aqui]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home