O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

09 outubro 2015

Reconstrução social da figura de Dhlakama [8]

Oitavo número da série. Sugeri aqui três aspectos a ter em conta na reconstrução social da figura de Dhlakama: 1. Questionamento eleitoral, 2. Rebelião política e 3. Cesarismo messiânico. Prossigo no terceiro aspecto. No dia 25 de Setembro, viajando a caminho de Nampula pela Estrada Nacional n.º 6, uma caravana de carros da Renamo carregados de homens armados e fardados, guarda pretoriana de Dhlakama, foi atacada por desconhecidos, com registo de várias mortes e carros queimados. Uma vez mais o presidente da Renamo foi para o mato, para a famosa parte incertaE, tal como na primeira vez em Sadjundjira, lá se formou um grupo de pessoas, incluindo mediadores das conversações de paz, embaixadores e jornalistas, a caminho daquele local, onde parece que está de novo, depois de ter estado em Manica, para o trazer. E de facto Dhlakama reapareceu ontem. Cresceu a lenda do herói que se transforma em ave. Ou, noutra formulação, a lenda do messias, como se proclama em páginas de certas redes sociais digitais de admiradores e seguidores de Dhlakama.
Adenda: leia o "Mozambique 289", com data de ontem, editado por Joseph Hanlon, aqui.
Adenda 2 às 09:51: confira quem foi trazer Dhlakama, aqui.
Adenda 3 às 11.42: a residência de Dhlakama foi cercada hoje pela polícia na cidade da Beira, leia aqui. Dois jornalistas séniores do "Savana" confirmaram-me a notícia.

2 Comments:

Blogger ricardo said...

Correm noticias, nao confirmadas, apontando para graves incidentes na residencia de Dhlakama na Beira. Aparentemente esta sob custodia policial.

9/10/15 11:15 da manhã  
Blogger Carlos Serra/Blogue-Diário de um sociólogo said...

Toda a informação deve ser tratada com cautela.

9/10/15 11:25 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home