09 outubro 2015

Reconstrução social da figura de Dhlakama [8]

Oitavo número da série. Sugeri aqui três aspectos a ter em conta na reconstrução social da figura de Dhlakama: 1. Questionamento eleitoral, 2. Rebelião política e 3. Cesarismo messiânico. Prossigo no terceiro aspecto. No dia 25 de Setembro, viajando a caminho de Nampula pela Estrada Nacional n.º 6, uma caravana de carros da Renamo carregados de homens armados e fardados, guarda pretoriana de Dhlakama, foi atacada por desconhecidos, com registo de várias mortes e carros queimados. Uma vez mais o presidente da Renamo foi para o mato, para a famosa parte incertaE, tal como na primeira vez em Sadjundjira, lá se formou um grupo de pessoas, incluindo mediadores das conversações de paz, embaixadores e jornalistas, a caminho daquele local, onde parece que está de novo, depois de ter estado em Manica, para o trazer. E de facto Dhlakama reapareceu ontem. Cresceu a lenda do herói que se transforma em ave. Ou, noutra formulação, a lenda do messias, como se proclama em páginas de certas redes sociais digitais de admiradores e seguidores de Dhlakama.
Adenda: leia o "Mozambique 289", com data de ontem, editado por Joseph Hanlon, aqui.
Adenda 2 às 09:51: confira quem foi trazer Dhlakama, aqui.
Adenda 3 às 11.42: a residência de Dhlakama foi cercada hoje pela polícia na cidade da Beira, leia aqui. Dois jornalistas séniores do "Savana" confirmaram-me a notícia.

2 comentários:

ricardo disse...

Correm noticias, nao confirmadas, apontando para graves incidentes na residencia de Dhlakama na Beira. Aparentemente esta sob custodia policial.

Carlos Serra disse...

Toda a informação deve ser tratada com cautela.