O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

22 outubro 2015

Ideias e prática social

"Toma o mundo pela sua representação do mundo" [Karl Marx e Friedrich Engels, A Ideologia alemã I]
Se analisarmos o mundo dos pensamentos e das representações que se estende das pessoas às ciências sociais passando pela imprensa e pelas redes sociais digitais, verificaremos facil e rapidamente quanto pesa a concepção de que é o que pensamos que determina o que socialmente fazemos. O mundo é movimentado pela "cabeça", pelos nossos pensamentos - assim determinamos e cremos. A coluna vertebral dos processos históricos de produção e reprodução social fica soterrada por uma montanha - provavelmente hoje mais plena e mundial - de crenças, de idealismos, de essências, de acessos de espiritualidade absoluta, de posições nefelibatas, de seres em si, de pessoas em si, de indivíduos em si, que faz com que nos transformemos num mundo que olha cada vez mais para cima para não analisar o que se realmente se passa embaixo. Nesse caldo ferveroso passam as apostas na multiplicidade de visões, na legitimidade dos pontos de vista múltiplos sobre os fenómenos, nas ideias diferentes, na alteridade como critério. Da verdade ascende-se às verdades, ao direito a ter contraverdades. Como provavelmente diria hoje Marx, faz-se um grande esforço para explicar a prática social pela ideias e não as ideias pela prática social.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home