O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

08 outubro 2015

Cidades, pedintes e esmolas

As cidades enchem-se de pedintes e, também, de esmolas. O fundamental não é alterar as relações sociais que produzem desfavorecidos, mas mantê-las com pequenos remendos, pequenos curativos assistenciais. Recordo-me, então, das acções-aspirina de Paulo Freire. O que são acções-aspirina? Nas palavras do pedagogo brasileiro, são aquelas "cujo pressuposto fundamental é a ilusão de que é possível transformar o coração dos homens e das mulheres deixando intactas as estruturas sociais dentro das quais o coração não pode ter “saúde".

1 Comments:

Blogger Solomone Manyike said...

Esmola serve como um "adiamento" da dor que logo voltamos a sentir e logo pedimos mais esmola! A esmola serve como os "apoios" dos mais fortes aos mais fracos dos Estados, nao resolve - metiga!

9/10/15 10:15 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home