O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

12 setembro 2015

Refugiados: generalizações e medos

Rádios, jornais, blogues e redes sociais estão cheios de preocupação, medo e azedume no tocante aos refugiados que procuram paz na Europa. Estes refugiados são encaixados em categorias nacionais absolutas e nessa condição tratados como portadores das mesmas e substancializadas características sociais. Dessa maneira são evacuados os ventos belicosos do grande Capital, os caciquismos, os extremismos religiosos, os interesses estratégicos das grandes potências e dos aliados locais, as lutas de corredor e chancelaria e os penumbrosos meandros das secretas.
À generalização abusiva junta-se o medo local do desconhecido havido como intruso, tanto mais forte quanto as pessoas, atormentadas com a recessão, não confiam no futuro. É regra geral nesse contexto que surge a busca desenfreada dos bodes expiatórios e floresce o êxito da extrema-direita sob as clássicas formas - quantas vezes trágicas - do racismo, do etnicismo e do xenofobismo.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home