O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

06 setembro 2015

Nazismo tropical segundo Henri Lopes

"Nós, Africanos, temos heróis, sábios, mas também temos espíritos vis. Com a cumplicidade de certos dos nossos antepassados, o tráfico negreiro prosperou. Temos a responsabilidade desse tráfico, tanto quanto os traficantes. Temos nas nossas culturas atitudes de exclusão diante de quem possui tatuagens, línguas e costumes diferentes. Hoje ainda, em África, nos interrogamos como os que vivem do outro lado do rio ou num outro lado da montanha podem ser Hutu, Tutsi, Bakongo, Balula ou Batéké. Cegos pelos prejuízos, que bem podem merecer o nome de nazismo tropical [sic,CS], nós somos capazes, em certas circunstâncias, de nos lançarmos, machado na mão, sobre o vizinho e eliminá-lo, como se fôssemos feras à caça de presas pertencentes a uma espécie diferente." [Lopes, Henri, Mes trois identités, in Kandé, Sylvie, Discours sur le métissage, identités métisses, En quête d´Ariel. Paris: L´Harmattan, 1999, p. 138.]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home