O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

02 setembro 2015

As guerras da água em África

Com o título em epígrafe, um  texto de Pablo Arconata, neste portal aqui.

1 Comments:

Blogger ricardo said...

Muito bem sistematizado. A questao entre o Egipto e a Etiopia quase que descambou em guerra entre dois paises que nao possuem linha de fronteira em comum. Mocambique, esta numa posicao muito delicada. Primeiro, esta a jusante dos grandes cursos de agua. Segundo, tem feito uma aposta errada em concessionar largas extensoes de terra aravel para monocultura de bio-diesel, cereais, vegetais, pasta de papel e fruta exclusivamente para exportacao para os mercados saturados do Extremo Oriente e Europa. Terceiro, continua com politicas ambientais ambiguas. Por exemplo, multa-se um morador de Maputo por deitar lixo no chao, ou usar sacos de plastico. Mas ja nao se presta tanta atencao a um canavial, que pode causar um dano ambiental maior, por causa da emissoes de gas naturalmente gerado. Quarto, possui politicas energetica ab-hic-et-ab-hoc, focadas na oferta e procura de mercados externos. Ou seja, os custos ambientais de proliferacao de barragens a troco de salinizacao dos terrenos, energia renovaveis a troco de desflorestacao induzida, nao sao compensados com algum tipo de desenvolvimento que nos possibilite a poupanca do consumo da mesma. E por ai em diante. Quinto e ultimo, Mocambique nao tem musculo defensivo para defender os seus recursos naturais. E mais, nao consta que tenha coragem de assumir isso como um designio de soberania nacional. Prefere tercerizar para a RSA ou India.

3/9/15 2:58 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home