O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

22 julho 2015

Espíritos e dopamina

Desmaiaram 30 alunos na Escola Secundária Amizade de Lichinga, capital da província do Niassa. Segundo populares, citados pelo "Notícias" digital, os desmaios foram provocados por espíritos aborrecidos com a usurpação do seu local, um cemitério, sobre o qual a escola foi construída. Para o sector de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Provincial de Lichinga os desmaios foram provocados pelo excesso de dopamina no sistema nervosos dos alunos. Aqui.
Adenda: leia várias postagens deste diário sobre desmaios do mesmo tipo aqui.

2 Comments:

Blogger nachingweya said...

Se ainda for aceitável presumir que contra factos escasseiam argumentos a pergunta que se salienta é qual será a causa destes acontecimentos. Espíritos que destilam dopamina ambiental ou dopamina social em doses espirituosas?

22/7/15 11:41 da tarde  
Blogger ricardo said...

Curiosamente a dopamina e associada muitas vezes a duas patologias conhecidas. O mal de Parkinson (escassez). E a esquizofrenia (excesso). Ha tambem factores desencadeadores como a gestacao, traumatismos cranianos, violencia psicologica, mas sobretudo, o consumo de drogas ou derivados.
Tomando como exemplo dois casos badalados na imprensa, em Quisse Mavota tudo acabou com matanca de 3 cabritos. Na Manhica, com a expulsao de uns "supostos" cientistas sociais que la haviam ido para investigar relatos sobre espiritos e outras encarnacoes.
Em comum, ambas as escolas tinham (julgo que a ultima ainda tem) baixissimas taxas de aprovacao escolar. E a ocorrencia de violencia entre alunos. E destes com os docentes.

Pensemos nisso.

24/7/15 3:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home