O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

30 junho 2015

O que significa proclamar o fim da ideologia?

São vários aqueles que decretaram o fim da ideologia, entre os quais Daniel Bell e Francis Fukuyama, em meio a impugnadores do Estado social como Von Mises e Friedrich Hayek, de defensores acérrimos do Estado liberal enquanto única e última trincheira de democracia como Norbert Bobbio e de produtores do fim da dicotomia esquerda/direita como Anthony Giddens. O que, em última instância, significa proclamar o fim da ideologia? Significa proclamar o fim das diferenças sociais geradoras das lutas de protesto e recomposição, significa proclamar o fim dos mecanismos pelos quais se procura obscurecer a produção e a reprodução das desigualdades sociais, significa proclamar o fim do questionamento de um dado sistema de relações sociais, o sistema capitalista.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home