O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

10 junho 2015

Morte cultural

O reassentamento - palavra despida de paixão e história - de pessoas deslocadas dos seus locais de origem e de vida parece ter-se tornado corrente no país, como se o espírito das antigas companhias majestáticas tivesse regressado. O reassentamento é bem mais do que um conjunto de mudanças, tecnicamente situadas, na vida das pessoas. É, especialmente, um deslocamento rural doloroso para fora da matriz das origens, dos familiares falecidos, do contacto propiciador com os seus espíritos, do elo simbólico com os cordões umbilicais dos nascidos cuidadosamente enterrados e propiciados. O Capital preocupa-se com lucros, não com essa inexorável morte cultural. Por isso vão engrossando as hostes dos Filemos e das Báucias não do Fausto de Goethe, mas do nosso país.

1 Comments:

Blogger Eugenio said...

sobre reassentamento

>>>>>como se o espírito das antigas companhias majestáticas tivesse regressado.

comentário: sem esquecer reassentamentos mais ou menos forçados para aldeias comunais (gigantes - tipo 3 de Fevereiro) em Moçambique independente.
Eugeniusz Rzewuski
Varsóvia, Polónia

11/6/15 1:52 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home