O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

14 junho 2015

Mercadorias e intelectuais

O modo de produção capitalista produz mercadorias. Mas, depois, acontece uma coisa misteriosa: as mercadorias surgem na nossa consciência como algo natural, como meras coisas, evacuadas daquilo que nelas é trabalho coagulado, trabalho morto, trabalho produzido por milhares, por milhões de pessoas, pela sua força de trabalho, pelo sobre-trabalho. Então, esse fenómeno interessante, o das coisas que parecem ter em si próprias a sua vida, a sua razão de ser, o fenómeno das mercadorias autonomizadas das relações de produção e dos produtores, encontra uma perfeita homologia nos intelectuais que se consideram autónomos das relações de produção e dos produtores, que se consideram puros cérebros independentes da ordem social que os produz como cérebros.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home