O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

12 junho 2015

Estado das ciências em África [2002]

Em 2002 foi divulgado o produto de uma investigação realizada durante dois anos em 15 países produtores de pesquisa científica (entre os quais o nosso). De acordo com ela, a pesquisa não desapareceu, mas em muitos locais o seu modo de produção mudou. Eis alguns resultados gerais:
* O cientista trabalha especialmente sob o acicate de uma encomenda externa
* A actividade exerce-se em redes mundiais
* A procura internacional (e não mais nacional) regula as agendas de pesquisa
* A busca de benefícios (mais do que de saberes) tornou-se a máxima de acção
* É o mercado que regula e avalia a actividade dos pesquisadores, não os pares
A esse cenário escapam países como a África do Sul e alguns do norte de África. [Ver Ronad Waast, Ministère des Affaires Étrangères (France), L´État des sciences en Afrique, Avril 2002, edição bilingue francês/inglês. Síntese em francês online aqui.]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home