O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

11 junho 2015

Categorias analíticas

Não nascemos a pensar não importa o quê, pensar não surge por geração espontânea. O pensamento constrói-se por socialização permanente através de categorias analíticas recebidas de múltiplas instâncias de educação e inculcação. O mais difícil acto na vida social consiste em subverter as categorias analíticas que nos moldaram, consiste em desnaturalizá-las, consiste em criar novas categorias. Nenhum mundo novo pode ser erguido através das categorias velhas, ainda que as fases de transição possam ser longas e formadas pelos choques constantes entre o velho e o novo. O novo é sempre produto de uma luta múltipla. E nessa luta múltipla, a base de tudo assenta na mudança das condições de vida das pessoas.
Adenda: a nível da linguagem política, analisem as categorias usadas, a sua recorrência, a naturalidade acrítica com que são usadas.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home