12 maio 2015

Bateria política descarregada

Após mais uma ronda negocial sem êxito entre Estado e Renamo no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o padre Filipe Couto, um dos mediadores, afirmou que as negociações falharam e que agora tudo depende do presidente da República Filipe Nyusi e do presidente da Renamo Afonso Dhlakama. Aqui e aqui.
Observação: é preciso muita ingenuidade para acreditar e querer fazer acreditar que, fora dos circuitos institucionais e à revelia das leis vigentes, basta agora o Presidente Nyusi chamar o Sr. Dhlakama e dizer "Olha, mano Afonso, vamos deixar-te governar, esqueçamos o parlamento, tu desarmas o teu exército e abandonas as ameaças de retorno à guerra" e o Sr. Dhlakama responder "Obrigado mano Filipe, agora tudo vai ser paz e abraços na vida e os nossos generais vão viver em paz com os vossos".

2 comentários:

nachingweya disse...

Os desavanços podem estar a demonstrar que o Dialogo afinal é uma Comédia. Que as lideranças afinal não instruíram os negociadores entre que balizas devem trabalhar e, cultivando uma conversa de surdos vão vincando as diferenças mais do que procurar semelhanças.

nachingweya disse...

A tirania da maioria é perigosa porque se serve mecanismos formalmente legais para impor vontades parciais, universializando-as pelo poder do voto.