O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

24 abril 2015

O segredo dessa alma fugidia

Circulam palavras duras sobre a xenofobia na África do Sul, acumulam-se perguntas e respostas, chocam maus, bons e feios, andam erectos sentimentos e descrenças, desfraldada está a caixa de Pandora. O que falta, uma vez mais, é investigar o fenómeno em toda a sua amplitude histórica para além das invectivas, das cartas e da busca de bodes expiatórios. Depois, será a hora processual de encontrar e de aplicar as soluções que devem ir muito para além do recurso punitivo à polícia, ao exército e aos tribunais. A maldade e a bondade não nascem connosco: surgem em nós consoante processos sociais e cadências históricas. O que mais falta na humanidade é aprender a aprender o segredo dessa alma, fugidia e, com frequência, prepotente e letal.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home