O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

27 abril 2015

Eles e nós: construção social do Outro num bairro da cidade de Maputo (9)

Nono e último número da sérieRepresentar outrem positiva ou negativamente nada tem de anormal, é o natural do social. Todos os grupos sociais têm formas de representação social endógenas e exógenas, como se muros psicológicos de prevenção e protecção.
Digamos que em todo os grupos, em todas as populações, existem potenciais de negação, de rejeição do outro, de racismo, de etnicismo, de xenofobia.
O problema está quando, numa intensa luta (real ou imaginada) por recursos de poder considerados raros e vitais, as representações passivas, verbais, internas, se tornam activas, físicas, externalizadas, fazendo do aniquilamento do outro o fecho da abóboda da rejeição.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home