O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

15 abril 2015

Consequências da xenofobia na África do Sul

De acordo com a "Lusa" citada pelo "SapoNotícias": "Segundo as autoridades de Moçambique na África do Sul, mais de 500 cidadãos estrangeiros, na maioria moçambicanos, perderam os seus bens devido à violência xenófoba, encontrando-se refugiados em centros de acolhimento temporário em Durban." Aqui.
Adenda: procure ler este livro, publicado em 2010 pela Imprensa Universitária da Universidade Eduardo Mondlane:
Adenda às 09:54: vídeo aqui (referência encontrada aqui).
Adenda 2 às 18:01Há séculos que a xenofobia tem curso no mundo. Mas hoje as pessoas estão mais próximas e as desigualdades sociais são imediatamente visíveis. A xenofobia intensifica-se. O que neste momento se passa em Durban é a substituição, por compensação, do protesto vertical de pobre contra um Estado sentido como absorvido pelos ares do anterior apartheid pelo protesto horizontal de pobre contra "pobre" estrangeiro. Melhor: de Africano contra Africano, Africanos locais vingam-se sobre Africanos estrangeiros que não estão armados. A pilhagem de bens é a bandeira do protesto. Espécie de catarse, de mecanismo de compensação. É horrível, mas acontece. Medidas terão de ser tomadas de imediato contra o rio que periga a vida dos estrangeiros, mas a médio prazo ter-se-á de ter em conta as margens que tornam esse rio insuportável, que o comprimem. E aqui entra a história, em toda a sua nudez.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home