O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

15 abril 2015

A principal arma colonial

Sempre que lutou contra um Estado ou um Império no nosso país, o colonizador pôde tirar partido da cooptação de múltiplos actores, ambições e ressentimentos - muitas vezes de natureza etno-política - jamais anulados pela força militar e administrativa da facção aristocrática dirigente. Por exemplo, a colaboração entre facções descontentes da aristocracia local e o comando militar-administrativo português surgiu, em toda a sua nudez, no caso particular de Gaza. Mais do que as espingardas e os canhões, a secessão foi, na realidade, a principal arma colonial.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home