O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

02 março 2015

Sobre a "guerra do Mulimão" na Zambézia (7)

Sétimo número da série. Há também a considerar o espectáculo aterrador de todos aqueles que regressavam das operações do Norte. Com efeito e segundo o alto funcionário colonial citado no número anterior, os barcos descarregavam continuamente em Quelimane "verdadeiras múmias a mauior parte das quais morre a caminho de casa." Por fim: sobre a "guerra do Mulimão", várias fontes coloniais deram conta da morte na Zambézia de centenas de pessoas, da violação de centenas de mulheres e crianças, da destruição de palhotas e culturas, do roubo de animais e de dinheiro e da destruição de lojas.
___________________________________________________________
Nota: os dados são retirados de Serra, Carlos, De la gestion des corps à la gestion des mentalités en Zambézia, Mozambique (1890/1983) - rapports de domination, conformisme et déviance politiques, thèse de doctorat en sociologie. Paris: École des hautes études en sciences sociales, trois volumes, 965 pp., vol. 2, pp.311-312 (aqui).
Questão: talvez não seja desinteressante perguntarmo-nos se faria sentido exigir uma indemnização aos autores da tragédia de 1918.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home