07 março 2015

Marcha em repúdio ao assassinato de Gilles Cistac

Centenas de pessoas, organizações cívicas e religiosas, partidos políticos, pessoas de todos os extractos sociais, estudantes, operadores de televisão. Um forte contingente policial. A marcha deverá começar dentro de alguns minutos a partir do local onde o Professor Gilles Cistac foi baleado, na Avenida Eduardo Mondlane, cidade de Maputo. - breve informação dada por um dos presentes.
Adenda às 08:01: surgiu um pequeno impasse, um grupo de estudantes queria que o percurso terminasse na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, um segundo grupo (organizações cívicas, partidos políticos) queria que a marcha fosse até à Praça da Independência. Tudo sanado, a marcha vai até à Faculdade de Direito da UEM.
Adenda 2 às 08:17: talvez estejam presentes cerca de três mil pessoas.
Adenda 3 às 08:25: por enquanto, as estações televisivas TVM, TIM e STV não estão a noticiar a marcha.
Adenda 4 às 09:01: no seu noticiário das 09:00 horas, a "Rádio Moçambique" reportou a marcha, a que chamou pacífica.
Adenda 5 às 09:01: ainda segundo a citada rádio, na Beira haverá também uma marcha, organizada pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, com autorização policial.
Adenda 6 às 09:07: presente na marcha, ao meio, inconsolável, a filha do Professor Gilles Cistac, Rosimele Cistac. Foto reproduzida com a devida vénia daqui.
Adenda 7 às 10:33: alguém me disse que a marcha foi interrompida pela polícia, preciso confirmar.
Adenda 8 às 10:47: pelas imagens da TIM, a marcha prosseguia há momentos.
Adenda 9 às 10:55: a TIM está a fazer uma divulgação minuciosa não apenas da marcha, mas, também, de outros eventos atinentes a Gilles Cistac.
Adenda 10 às 11:34: sobre a interrupção da marcha mencionada na adenda 7, leia a "Lusa" aqui. A foto abaixo foi reproduzida aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

E se estes recursos policiais fossem aplicados contra os bandidos e não contra os chorosos marchantes?