21 janeiro 2015

Chitima e a lenda/boato da bílis letal de crocodilo (6)

- "Gente idosa e residente em Chitima acredita que nas mediações daquele povoado há rios povoados por Crocodilos e que apesar deste animal ser de difícil aquisição, um experiente premeditou este acto, tendo colhido e devidamente conservado partes de bílis deste animal, com o intuito de dizimar vidas. Esta asserção vem ao de cima por experiências amargas do passado e que virou lenda naquele povoado!" Aqui.
- "Na tragédia actual em Moçambique, não posso imaginar quanta bílis seria necessária para adicionar a 210 litros de cerveja de maneira a causar muitas mortes." Aqui. (agradeço ao RC o envio desta referência)
Sexto número da série. Passo agora à segunda pergunta sugerida aqui, a saber: É a crença objectivamente falsa, mas subjectivamente sentida como verdadeira? Sim, a resposta é positiva. No imaginário popular não está em causa a pesquisa laboratorial da bílis do crocodilo, como preocupação isso não é possível nas condições sociais e tecnológicas locais. O que está em causa, o que constitui a coluna vertebral da crença é que ela é considerada verdadeira, faz sentido, tem sentido. A crença é falsa para muitos de nós, mas verdadeira para muitas pessoas em Chitima e em outros locais. Aguarde o próximo número desta série.
Adenda às 07:51: a polícia anunciou estar próxima de encontrar os autores do envenamento do pombe que provocou 75 mortos em Chitima, província de Tete. Aqui.

1 comentário:

nachingweya disse...

Pombe é uma bebida secular. Feita com base em milho , tem a característica de também conter algum teor nutritivo. Suspender a sua preparação e venda porque um cabrão deitou veneno num tambor e matou sádica e indiscriminadamente 75 pessoas não é sensato. É tolice que vai aumentar o consumo de venenos industriais como boss, tentação e outros raticidas sociais.
Volto a perguntar: fizeram uma única autópsia?