O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

19 novembro 2014

Resultados eleitorais e teses preguiçosas (8)

Oitavo número da série. Trabalhando sempre com hipóteses, permaneço no terceiro ponto dos seis pontos sugeridos aqui, a saber: 3. O mundo das teses preguiçosas nos media. Ainda que nenhuma dessas teses, em si ou associada a outras, possa de forma alguma ser excluída como instrumento compreensivo, há, no entanto, quatro fenómenos a ser considerados:
• Não foram apoiadas por uma investigação sistemática , sendo, na maior parte dos casos, um exercício de conversão da realidade às nossas ideias sobre o que julgamos ter-se passado ou que esperávamos dever passar-se. Simples enunciados foram erigidos em verdadeiras soluções.
• Foi evidente o relevo dado especialmente pelo partido no poder quer ao défice de educação cívica, quer às insuficiências técnicas, o que provocou a ira de certos comentadores em jornais. A ideia central por estes defendida foi a de que o povo sabe o que quer mesmo quando é “analfabeto” a um certo nível.
• O comportamento eleitoral foi homogeneizado e evacuado das diferenças sociais.
• Regra geral, esse comportamento foi tomado como uma reacção passiva a fenómenos "exteriores". Poucos analistas tiveram a preocupação de encontrar no comportamento e na diversidade eleitorais a autonomia, a iniciativa e a estratégia.
(reproduzido e adaptado de Serra, Carlos [dir], Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, pp. 70-71)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home