17 agosto 2014

Os piripiris de Dona Mariana

Ali no Centro Comercial Super-Marés, rés-do-chão, cidade de Maputo, Dona Mariana vende uma coleção de piripiris intitulada "Hot Lips" (incluindo achares), produção caseira de senhoras de Chamanculo e Matola - informação de Carlos Serra Jr.
Observação: parece que o nosso piripiri é feminino. Assim, temos marcas comerciais como Dona Rachida e Dona Ana, piripiris (incluindo também achares) produzidos em Inhambane.
AvaliaçãoAcabo de provar os "lábios quentes" piripiri mesmo e "lábios quentes" achar de limão. Sobre o primeiro: piripiri bem mais fraco que o Dona Ana e o Dona Rachida (produzidos em Inhambane), óleo a mais, alho agradavelmente colocado e uma especiaria que ainda não identifiquei. Sobre o segundo: mistura perfeita, nada de excesso no picante, limão bem amolecido. Avaliação para ambos: agradável, sem excesso, óleo a retirar no primeiro caso. Não se trata de piripiri sacana, absolutamente não é. Saibam que faço as provas gustativas colocando os produtos em colheres e provando-os por inteiro, sem...intermediários. Quem já me viu comer piripiri sabe disso. Finalmente: excelente e sóbria a combinação dos frascos e das coberturas em papel florido, faz lembrar o exterior das compotas portuguesas, francesas e sul-africanas.

Sem comentários: